África Mostra-se 2016

África Mostra-se (AFM) nasceu em 2010, fruto de uma vontade coletiva de dar a conhecer ao público criações artísticas oriundas de África ou, de alguma forma, relacionadas com a cultura africana. É sua intenção a promoção das várias culturas africanas com o objetivo de incentivar uma reflexão aprofundada sobre as ideias pré construídas em torno deste continente e o modo como este é percepcionado.

É seu propósito enaltecer e divulgar a diversidade estética e cultural de África, modificando a tendência generalizada de se uniformizar as manifestações culturais daqui oriundas. Tendo como base o cinema, o AFM promove várias iniciativas que dão destaque a manifestações culturais africanas dentro e fora do continente. Sessões de cinema, exposições de fotografia e cinema, exposição de pintura e escultura, arte interventiva, performances, dança, música e debates são algumas das atividades que temos vindo a oferecer ao público.

Já com cinco edições, a sexta edição, a primeira a realizar na cidade do Porto com a coorganização da Associação Cultural QuadraSoltas, a Plataforma Cafuka e a Cooperativa Cultural Zebra. O AFM ‘16 Cidade do Porto, tem como tema: A Influência das Culturas Africanas nas Artes – Diálogos e Inspiração. As datas para a inauguração deste evento serão nos dias 11 e 12 de novembro, respetivamente com a abertura da Mostra de Cinema e Culturas Africanas (no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett) e a inauguração de uma exposição de pintura, escultura, cerâmica e fotografia (QuadraSoltas, na rua Miguel Bombarda, 529) integrada nas inaugurações de Miguel Bombarda.

Neste período de celebração desejamos mostrar ao público imagens, sons e várias manifestações artísticas de uma África positiva e confiante. Continuamos a acreditar que o encontro de artistas, o intercâmbio de experiências e a cooperação saem favorecidos com a criação de um espaço de apresentação como o AFM que pretende ter uma influência positiva numa sociedade que se quer tolerante e livre de qualquer sentimento de discriminação. Pretendemos abrir um espaço de reflexão com os olhos no futuro, tendo a arte como plataforma de comunicação.

 

Informações:

http://www.africamostrase.info/

http://facebook.com/mostraafricamostrase

https://www.facebook.com/Porto-Africano

Newsletter