Cine Brasil – “Família Alcântara”

No âmbito da programação das comemorações do Mês da Língua Portuguesa, será exibido no Cine Brasil da próxima sexta-feira, 10 de maio, às 18h, o documentário “Família Alcântara”,que contará com um breve debate intermediado pela escritora brasileira Conceição Evaristo.

Família Alcântara
Ficha Técnica:
Direção: Daniel Santiago e Lilian Solá Santiago
Ano: 2006
Classificação: Livre
Gênero: Documentário

Sinopse:

O município de João Monlevade fica bastante próximo a Belo Horizonte. É lá que uma família que chegou a Belo Horizonte escravizada, em meados do século XVIII, perpetua sua cultura e suas tradições. Por uma escolha dos seus “proprietários”, eles foram trabalhar na lavoura de cana-de-açúcar e escaparam da mineração, ainda mais brutal. Pois foi essa uma das razões da felicidade ter permanecido em seus rostos e de a resistência cultural ter sido efetiva.

Quase 250 anos depois, eles mantêm o cultivo de suas raízes, mas não só as desenvolveram como se abriram para outras influências negras advindas do resto do mundo. Música, teatro, festas religiosas, a Família Alcântara é um retrato de facetas da África encravado no meio do estado mineiro. Já participaram de discos de Chico César, Naná Vasconcelos e Martinho da Vila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER