Odivelas – VI Bienal de Culturas Lusófonas 2017

Odivelas volta a ser a Capital da Lusofonia com o arranque oficial da VI Bienal de Culturas Lusófonas, ocorrida a 5 de maio – Dia da Língua Portuguesa, no Centro de Exposições de Odivelas. Dezenas de ilustres convidados, entre os quais, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, marcaram presença na sessão solene inaugural.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, destacou os 280 milhões de pessoas que falam o Português, tornando a nossa língua na 5ª mais falada em todo o mundo. Aproveitou, ainda, “para deixar um sentido agradecimento a todos os emigrantes que vivem e/ou trabalham em Odivelas, os quais, representam cerca de 13% da nossa população.” Expressou, também, orgulho por Odivelas ser reconhecido como um território inclusivo e onde prevalece a tolerância e a solidariedade.

Por sua vez, o Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita, destacou o facto de a Lusofonia ser “um fator de desenvolvimento, de ligação entre os nossos países” e que “aprendemos – todos os dias a construir uma comunidade. Uma comunidade de pertença, que é a nossa língua.”

Após a sessão solene, com momentos musicais bastante aplaudidos, houve inauguração da Exposição de Artes Plásticas que reúne os melhores trabalhos de artistas lusófonos, e que fica patente até ao final do mês. Poderá admirar, também, a Exposição integrada na Bienal: “O Tempo da Língua – o Português, Língua Oficial no Mundo”, na Biblioteca Municipal D. Dinis.

Ao longo deste mês de maio, a Câmara Municipal de Odivelas promove um conjunto de iniciativas dedicadas, em exclusivo, à língua que nos une e que enriquece a multiculturalidade e a interculturalidade que caracterizam e identificam o nosso Concelho. Destacamos da programação, a Feira Multicultural (dias 12,13 e 14 no Jardim Rio da Costa), o Fórum da Lusofonia (dia 19 de maio no Centro de Exposições de Odivelas), Encontro de Escritores (dia 26 maio no Centro Cultural da Malaposta e dia 27 maio na Biblioteca Municipal D. Dinis) e o Concerto de Seu Jorge com entrada livre (dia 27 maio nas Colinas do Cruzeiro).

Fonte: Câmara de Odivelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter