Plataforma Cafuka

A cafuka

 

Cafuca, epistemologicamente significa, no contexto cultural santomense, candeeiro, feito geralmente de vidro, lata ou qualquer outra folha metálica, para gerar luz através de petróleo ou óleo da palma e torcida de tecido ou fibras de algodão. É uma luz rudimentar que aponta caminhos e abre horizontes para muitos fins. Outrora fora o principal meio de iluminação que ajudou a tornar claras muitas noites e mentes escuras de conhecimento. O nome da associação resulta da alteração da grafia da palavra “cafuca”. Para nós Cafuka é a luz orientadora que abre caminhos para o mundo.

 

A Plataforma

 

A Plataforma Cafuka – Associação Cultural é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, constituída por um grupo de amigos e profissionais que se uniram com a missão de projetarem as mais valias culturais, artísticas e sociais do mundo lusófono.

A Ideia nasceu em 2008, por parte dos seus mentores, todos eles formados em diferentes áreas profissionais e artísticas, mas que partilham ideias comuns e propõem produzir obras e eventos de visibilidade.

Principais Objetivos

  • Construir um espaço de debate e discussão da atualidade artística contemporânea.
  • Divulgação e promoção das artes e artistas de S. Tomé e Príncipe e também da lusofonia.
  • Criação e desenvolvimento de projetos artísticos que se enquadrem no âmbito da Plataforma Cafuka.
  • Prestar, em casos justificados, auxílio a iniciativas e projetos que se enquadrem no âmbito da Plataforma Cafuka.
  • Realização de workshops e ações de formação artística.
  • Desenvolver e editar estudos com o propósito de divulgar e promover os valores da cultura santomense e lusófona.

Linhas de Acção

  1. Realizar iniciativas sócio-culturais e artísticas orientadas para os problemas e necessidades dos criadores santomenses e lusófonos.
  2. Desenvolver projetos com criadores da comunidade luso-africana em Portugal e criar uma interação/ligação com o país de origem.
  3. Estimular os fazedores de arte e cultura santomenses em Portugal a serem mais participativos nos assuntos culturais do país, Promovendo o diálogo, a investigação e a participação ativa em questões de interesse africano em diversas disciplinas que fundamentam os referenciais das artes.

Suporte

A Plataforma Cafuka enquanto organização funciona genuinamente para benefício público, operando um espaço independente não-lucrativo (NIPC nº 510203965). Caso ache o nosso trabalho meritório e deseje apoiar apoiar diretamente a Plataforma Cafuka através de uma contribuição financeira, providenciamos um recibo do respectivo donativo.

Agradecemos a sua visita e apoio.

O seu donativo pode ser transferido para a conta:

Plataforma Cafuka – Associação Cultural
Banco:    Caixa Geral de Depósitos
Agência: Campo Grande – Lisboa
NIB:         0035 0464 00006975 530 49
IBAN: PT50 0035 0464 00006975 530 49
BIC: CGDIPTPL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter