Projecto Integração URB.014 – 4/10/2014 a 26/10/2014

Convidada pelo Mercado de Fusão, a Plataforma Cafuka, atravès do projecto URB.014, respondeu ao desafio de pintar sete paineis girantescos construidos na praça Martim Moniz.

Assim, os artistas fundadores da plataforma: Alex- Keller, Estanislau Neto, Gino Silva, Ismaël Sequeira, Litos Silva e Valdemar Dória escolheram o tema da “Água e Memórias da Cidade” para comporem os seus paineis.

Nesta edição do Projecto Integração URB contou durante as quatro semanas de intervenção com três artistas convidados:  Vindo de São Tomé e Príncipe, Dio Lima pintou dois painéis carregados de memórias das ilhas do equador;  Luís Managem, santomense formado em artes plásticas e Paulo Kussy, artista angolano, como convidado especial desta edição.

Esta exposição ao ar livre vai estar na cidade de Lisboa disponivel ao público durante os próximos três meses.

 

“Integração URB”

Este projeto de arte contemporânea, propõe intervir através de várias ações plásticas na cidade, apropriando-se do espaço, construindo sobre as barreiras arquitetónicas e equipamentos urbanos, objetos e pinturas tendo como suporte materiais reciclados, apelando a temáticas como a integração plena, o património vindo e a música numa atitude crítica perante a sociedade. A primeira edição deste projeto realizou-se em julho de 2011 no Jardim da Música em Odivelas.

Pelos resultados muito positivos o “Integração URB.11” foi convidado a estar na 6ª Bienal internacional de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe, realizada em Novembro de 2011 em São Tomé ao convite da curadora da bienal Adelaide Ginga.

As edições URB.12 e URB.13 aconteceram igualmente na praça Martim Moniz ao convite dos anfitriões do projecto “Mercado de Fusão”.

Com uma persptiva de crescimento a Plataforma Cafuka pretente ampliar a rede de participações convidando artistas de outras origens e formações artísticas para as seguintes edições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter