Quintas de cultura #3

40 anos de Dança pelo Mundo.
Pedro Vieira Dias Tomás, mais conhecido como Mestre Petchú, iniciou o seu longo caminho como o “dançarino do Bairro” em Luanda, Angola, em 1978. Um ano mais tarde participou pela primeira vez no desfile de Carnaval. Em 1984 foi um dos membros fundadores do Ballet Tradicional Kilandukilu, um dos grupos de referência quanto a pesquisa, interpretação e popularização de danças tradicionais angolanas. À dança acrescentou a investigação, tentando registar – para, mais tarde, reinterpretar – toda a variedade de danças existentes no território da actual Angola.
Em 1996 fixou a residência em Portugal, onde continuou a sua missão de popularização de danças africanas, alargando cada vez mais o público. No ano da sua chegada criou o Ballet Tradicional Kilandukilu em Lisboa. Em 1998 começou a ensinar as danças tradicionais africanas, e, também, a semba e a kizomba, sendo um dos pioneiros em criação de metodologias de ensino das danças africanas num novo contexto e para um novo público.

Devido ao seu trabalho, seu empenho e dedicação, as danças africanas são conhecidas e dançadas no mundo inteiro.
A exposição que o Mestre Petchú preparou ilustra todo o seu percurso e a conversa que seguirá o memento de inauguração da mostra completará bem a história contada pelas imagens, fotos, diplomas e recortes de imprensa.

Não faltará boa comida, música e dança ????
Apareçam!

Programa
18h30 – Exposição ” Eme Kya Petelo” (kimbundu: “Eu sou Pedro”): vida e obra de Pedro Vieira Dias Tomás ” Mestre Petchú ”
19h00 – Conversa com Mestre Petchú /professor de danças africanas e Bailarino, Coreografo, Formador, a comemorar 40 anos de carreira/
20h00 – Jantar**: Mufete (prato angolano: peixe grelhado com feijão)

Ementa
Entradas: pão com azeite e vinagre balsâmico; paté de atúm
Prato principal: Mufete (prato angolano: peixe grelhado com feijão)
Sobremesa: iogurte com bolacha e fruta
Bebidas incluídas: 2 copos de vinho ou 2 imperiais ou 2 refrigerantes – Café
Preço: 18€

Local
Pertu Lua – Associação Sócio-cultural
Ateneu da Madre de Deus, rua Nicolau Tolentino, N 2,
1900-356 Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *