Quintas de cultura #5

A próxima edição das Quintas de Cultura terá o Livro como objeto central. Propomos uma conversa sobre o papel do Livro e das Bibliotecas como motor de desenvolvimento social. Serão apresentados os projetos e experiências da Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa (Biblioteca Itinerante), da AIDGLOGAL (Bibliotchovas e Maletas de Leitura) e da PLATAFORMA CAFUKA/WACT (Frigoteca Kwá Non), realizados em Portugal, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.
Nesta sessão não faltará a música (showcase do músico brasileiro, Marcos Aganjo) e gastronomia (jantar: delicioso caldo de mancarra).

REDE DE BIBLIOTECAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA – Biblioteca Itinerante
A Rede de Bibliotecas de Lisboa foi criada em 1883. Com mais de 100 anos, as BLX têm 18 Bibliotecas distribuídas pela cidade de Lisboa e uma Biblioteca Itinerante. Ao longo dos anos, tornaram-se mais ativas e críticas para responder aos desafios do novo século.
Hoje, as BLX são a voz das comunidades. Aqui se cruzam gerações, interesses e expectativas: a alegria das crianças, a irreverência dos jovens, as necessidades profissionais dos adultos e a tranquilidade dos mais velhos.
Têm espaço para livros. Mas também para os negócios, para a arte, para a música e laboratórios experimentais.
São as Bibliotecas do século XXI. Bibliotecas que tiram as ideias da prateleira, desarrumam preconceitos e unem as comunidades.

AIDGLOBAL – Bibliotchovas e Maletas de Leitura
A atuação da AIDGLOBAL, na área da Cooperação para o Desenvolvimento, incide no combate à iliteracia através de projetos e iniciativas executados em parceria com as autoridades locais, nomeadamente na Província de Gaza, em Moçambique, onde, desde 2009, conta com uma Delegação, no Distrito do Chibuto.
“Passaporte para a Leitura” é o maior programa de intervenção da Organização em Moçambique, com o intuito de alargar o acesso ao livro, através da criação e equipamento de bibliotecas, atividades de animação da leitura e formação de técnicos e professores.

PLATAFORMA CAFUKA / WACT – Projeto Frigoteca Kwá Non
A Frigoteca Kwá Non tem como objetivo transformar as arcas congeladoras e os frigoríficos avariados que se vão acumulando nos quintais em pequenas bibliotecas comunitárias, as frigotecas, e dispersá-las pelas roças, permitindo o acesso ao livro em zonas remotas das Ilhas.
A implementação da fase piloto deste projeto foi feita através do programa de voluntariado WACT Spirit’16 que decorreu entre Julho e Setembro de 2016 sob a coordenação da Plataforma Cafuka. Durante esse período foram desenvolvidos trabalhos recolha, reciclagem, transformação e distribuição dos frigoríficos/frigotecas. Todas estas atividades envolveram as comunidades locais em ações tanto lúdicas como formativas.

Momento musical
MARCOS AGANJO (Brasil)
Marcos Aganju é músico e educador.Sua história na música começa no ambiente familiar, entre escolas de samba e festas de candomblé que frequentava com os pais e os avós. Seu aprendizado foi através desses encontros, e mais tarde, com um estudo intensivo nas cordas. Se dedica a investigação das tecnologias desde 2005.
Em sua trajetória como guitarrista acompanhou cantores/compositores com trabalhos autorais tais como Karla da Silva(BR) e Rebeca Ribeiro(BR), Dove Manifold(BR), Nega Duda(BR), Chico Tadeu(BR), Jonathan Ferr(BR), Andre Severo(BR). Participou do Natura Musical, Afrofest, Dia de Zumbi na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, Afrotranscendence São Paulo, Bienal de Cultura do Cariri no Ceará e da Quadrienal de Praga.
Atualmente reside em Lisboa, tem o interesse em apresentar seu trabalho em festivais, casas de concerto e espaços de arte com interesse em música e tecnologia.
https://cargocollective.com/marcosaganju



Programa
19h30 Inauguração da mostra de pintura de Osvaldo Reis
20h00 Momento musical com Marcos Aganjo (Brasil)
20h30 Jantar**: Caldo de mancarra com frango (reservas: 963 612 816 ou pertulua@gmail.com)

Jantar**
Entradas: Pão com manteiga de ervas e azeitonas
Prato principal: Caldo de mancarra com frango
Sobremesa: Torta de laranja
Bebidas incluídas: 2 copos de vinho ou 2 imperiais ou 2 refrigerantes
Café
Preço: 18€

** Sujeito a inscrição (até 3ª-feira, 23out): 963 612 816 | pertulua@gmail.com

Local:
Pertu Lua – Associação Sociocultural
Ateneu da Madre de Deus, rua Nicolau Tolentino, N 2,
1900-356 Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *