Manuel Xavier

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nasceu em S. Tomé e Príncipe em 1947. Curso Complementar de Pintura em 1976 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi bolseiro de S. Tomé e Príncipe em 1971/76. Ilustrou livros didácticos para Angola em 1973. Foi professor do 5º. Grupo do ensino Básico no período compreendido entre 1968 e 2008.

Está representado em várias colecções particulares em Portugal e no estrangeiro, nas Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão, de Aveiro e de Vila Nova de Gaia, Fundação Engº. António de Almeida, Grupo BCP, Grupo Totta, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física no Porto e Hotel Ipanema Park – Porto.

Expõe individualmente desde 1985, tendo realizado até ao presente onze exposições de pintura e cerâmica em galerias comerciais, espaços municipais e outros. Expôs em grupo com outro artista pintor duas vezes e participou em mais de cem exposições colectivas, bienais de pintura, escultura e de gravura.

Está referenciado em vários artigos na imprensa portuguesa.
Citado no livro “Artes Plásticas Portugal – O Artista, seu Mercado”; no “Anuário das Artes Plásticas” – nº 2 – Estar Editora; Catálogos “O deslumbramento da cor e do risco”, 1995; “A Magia da Cidade”, 1997; “O Desenho valsa na luminosidade da cor”, 2000/Margarida Santos; ”A coerência de Xavier”, 2001/Júlio Resende; ”Ritmo e fantasia”, 2005 e “Sedução” 2009/Margarida Santos; no “50 Anos de Pintura, Escultura em Portugal” – Universitária Editora, Lda. e Magazine Europa – Especial Arte – Lusopátria; Participação na ilustração de “Os Lusíadas”, 2004 – GESPIE – Global Systens Publicity.

Obra Pública: Painel Artístico em Ferro e Cerâmica.3×95 m.Novo Mercado Municipal de Tavira.2002

Galeria