Revista Cafuka #02

Editorial

O lugar e o papel da cultura, ocupa o mais alto lugar da hierarquia sociológica na nossa nação, por isso entendemos que a cultura está acima da política. Só nesta logica é que entendemos que o desenvolvimento por nós tanto desejado atingirá os nossos objetivos.

A Plataforma Cafuka tem realizado durante toda a sua existência, atividades em parcerias com outras organizações porque entendemos que só em conjunto e com objetivos comuns é possível edificar e construir projetos arquitetados em conjunto.

Assim, durante todo 2018, a procura de parcerias profícuas resultaram com a Associação Cultural Lugar Lua através do projeto “Quintas de Cultura”, Museu de Arte Contemporânea do Chiado e mais recentemente com a Miranda & Associados através da participação no M-Fórum e da realização da M-Exibition | Energias.

A segunda edição da revista Cafuka é o resultado do desenvolvimento e cultivo de boas relações com os artistas de diversas geografias lusófonas, com aproximação e realização de projetos comuns e de novas amizades institucionais.

Destaques

A Literatura e o Sagrado em Moçambique
Delmar Maia Gonçalves

Quintas de Cultura no Ateneu da Madre de Deus
Magdalena Bialoborska e José Chambel

Uma Parceria (não tão) Improvável
Susana Pinto Coelho

O artista
Manuel Xavier

Nimba Art Gallery©
Luís Barbosa Vicente

Um olhar sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Adriano Eysen Rego